Amarante à noite.
Rio Fornelo.
Aldeia do Rio.
Amarante à noite.
Rio Fornelo.
Aldeia do Rio.
De onde vimos?
Somos uma família originária do norte de Portugal: a família
ANDREZO, PEREIRA e FERNANDES, do lado paterno,
mais precisamente da freguesia de
Gondar,
na aldeia do Rio.
O concelho de Amarante existe desde 1836. Gondar teria sido fundada no século XII por
D. Mem Gundar,
nascido nas Astúrias, em Oviedo, Espanha. Teria vindo para Portugal com o conde D. Henrique
(Henrique de Borgonha, conde de Portucale), com a missão de combater os mouros que então
ocupavam a Península Ibérica. Antes de 1836, Gondar pertencia ao concelho de Gestaço, cuja
Câmara Municipal se situava na aldeia de Ovelhinha.
Gondar era uma terra de moinhos de água e, onde há moinhos, há farinha. Foi na aldeia de Ovelhinha que terá nascido o Pão de Ovelhinha, hoje conhecido como pão de Padronelo. É um pão de quatro cantos, muito conhecido no norte de Portugal. Algumas padarias da região ainda o fazem nas formas antigas, num forno de barro aquecido a lenha.
As minhas pesquisas atuais sobre os meus antepassados nos arquivos do ADP Porto chegam à minha trisavó Josefa Maria Pereira Andrezo, nascida em 1793 na aldeia do Rio (6.ª geração).
Do lado materno, as minhas origens vêm de Ermelo, Mondim de Basto. A minha avó Deolinda Pires era filha de Antonio Pires Canelho, nascido em 1867 e de Angelina da Cunha Lage, nascida em 1869 e falecida em 1920. Tinha sete irmãos e irmãs, alguns dos quais emigraram para o Brasil.
Antes de 1836, Gondar fazia parte do antigo concelho de Gestaço. Era na aldeia de Ovelhinha que se encontrava a Antiga sede do concelho de Gestaçô. Ainda hoje se podem ver as ruínas incendiadas após a passagem dos homens do general Loison, durante a segunda invasão napoleónica de Portugal, em 1809.
Atualmente, os membros da família ANDREZO PEREIRA FERNANDES, originários da freguesia de Gondar, aldeia do Rio, e os seus descendentes estão espalhados pela Europa, sendo a maioria residente em França. Quando tinham oportunidade, os meus tios saíam de casa ainda jovens, porque a minha avó Piedade não tinha meios para os alimentar todos. Foram para o Porto e Lisboa; mais tarde, alguns emigraram para França e para a Alemanha.
O meu pai
Albano (1929–2020)
e dois irmãos dele
Joaquim (1931–2014)
e Manuel (1928–2000),
emigraram para França e para a Alemanha nos anos 1960 com um contrato de trabalho.
Gondar fica a cerca de 5 km de Amarante e a 50 km a leste do Porto. Tem aproximadamente
1 700 habitantes, distribuídos por 22 lugares, e uma área de 963 hectares. D. Mem Gundar
teria fundado o Mosteiro de Gondar no século XII, bem como os de Lufrei e de Santa Maria
Madalena de Gestaço, pertencentes às irmãs beneditinas.
A atividade do Mosteiro de Gondar terá terminado em 1418. Não se conhece a data da morte de D. Mem Gundar, mas é quase certo que está sepultado na igreja de Telões.
A economia de Gondar desenvolve-se através da agricultura, da indústria mecânica, da transformação da madeira, da moagem, dos transportes, da indústria do betão e do comércio.
Graças às relações estabelecidas por pessoas naturais de Gondar que vivem em França, Gondar é hoje geminada com a cidade de Langeais (Indre-et-Loire). Por iniciativa de Danièle Leite-Simonin, presidente da Amizade Langeais–Gondar, os primeiros contactos com os eleitos de Gondar foram feitos em 1998. A geminação foi oficializada em Langeais, em agosto de 1999.
A igreja românica de Gondar (Igreja Velha de Gondar) foi construída
por volta do século XII.
A capela de Santo Amaro, em Ovelhinha, está ligada à ordem dos beneditinos
e data do século XVII ou do início do século XVIII.
Existem também lagares da época romana escavados na rocha. Nas proximidades passava uma via
romana que ligava Braga a Vila Real, por Marãozinho.
A necrópole de Tubirei, situada em Vila Seca, data dos séculos III e IV.
Pode ainda visitar a
Casa do Oleiro, em Vila Seca.
Gondar possui também alguns solares, entre eles a Casa do Ribeiro, em Ovelhinha. Estes edifícios datam do século XVII e foram atacados pelas tropas de Napoleão após a conquista de Amarante, em 1809. Na aldeia de Ovelhinha existe também uma capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo, propriedade da Casa do Ribeiro, que data do século XVIII.
Depois da conquista da
ponte de Amarante
pelas tropas de Napoleão, em 1809, os franceses tentaram controlar a passagem estratégica para
a serra do Marão. Encontraram forte resistência, tanto das tropas do general Silveira como dos
camponeses.
Ovelhinha, hoje uma aldeia protegida, foi uma das localidades onde os franceses sofreram perdas
humanas, tal como os portugueses. As perdas de ambos os lados chegaram a algumas dezenas de homens.
Perdas portuguesas
e perdas francesas.
Amarante foi ocupada pelas tropas do general Soult, que enviou uma coluna de quatro mil homens, comandada por Loison e De Laborde, durante os preparativos para uma eventual retirada do Porto em direção às fronteiras do norte de Portugal e de Espanha. Chegaram de Guimarães em 18 de abril de 1809 e permaneceram até 2 de maio, mas encontraram as tropas do general Silveira, que defendiam a ponte de Amarante, um ponto estratégico de passagem para Vila Real e para a fronteira.
No dia 2 de maio, por volta das 3 horas, os soldados conseguiram fazer explodir quatro barris de pólvora, destruindo grande parte das defesas da ponte. Durante os catorze dias de resistência, as forças do general Silveira tiveram 211 mortos e 114 feridos. Entre os mortos estavam sete oficiais. (Fontes: Wikipédia e outras fontes.)
Atualizado em: 05/10/2026
Voltar ao topo da página